Uma empresa ucraniana (a Ochis Coffee) desenvolveu óculos de sol biodegradáveis que ao invés de plástico, utiliza grãos de café e linho para produzir as armações. Os dois materiais, em conjunto, criam um polímero natural.
Segundo a empresa, esse material se decompõe 100 vezes mais rápido que o plástico comumente usado nos óculos. Após 10 anos no solo ou na água, ele se torna um fertilizante para as plantas.
Além de ser um produto que não traz tanto dano ao meio ambiente, os óculos apostam em outras características para atrair o público. Suas lentes, que são feitas de algodão reciclável, possuem filtro de proteção à radiação ultravioleta e mudam de cor de acordo com os níveis de luz. Elas também contam com revestimento que as tornam resistentes à água e à sujeira, evitando as marcas de impressão digital.
Os óculos têm ainda um revestimento antirreflexo para bloquear a luz azul, o que protege os olhos das luzes do computador e dos celulares. Disponível em duas versões, o produto é vendido por 70 euros (R$ 320).
(Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios)