13 Benefícios do Café para a saúde

Os Benefícios do Café para a saúde são muitos. Por diversas vezes nos vimos diante do dilema: o cafezinho é um herói ou um vilão? Ao mesmo tempo, de acordo com a Abic, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil. Só perde para a água. Além disso, o brasileiro bebe em média seis vezes mais café do que o resto do mundo.

Além de ser muito gostoso, um cafezinho pode prolongar sua expectativa de vida e fortalecer seus órgãos… E ainda, ele ajuda a combater doenças e melhora o bem estar e disposição. Se você ainda não está convencido disso, saiba que o cafezinho também pode revigorar suas energias e melhorar a memória!

Para isso, é preciso se atentar à quantidade e à forma como o cafezinho é consumido. Por isso, nada de excessos ou abusos! Sem dúvidas, se tomado na medida, ele tem propriedades únicas e os benefícios para o corpo humanos são incríveis! Vamos conhecer alguns dos benefícios do café?

#1 Tomar um cafezinho aumenta a expectativa de vida

Por causa de suas propriedades antioxidantes, ou seja, que retardam o envelhecimento, o café pode aumentar a expectativa de vida de quem o consome diariamente. Dessa maneira, de acordo com pesquisadores, pessoas que bebem café todos os dias estão menos propensas a morrer de doenças dos sistemas circulatório e digestivo. As informações são de uma pesquisa sobre a relação entre o consumo do café e a longevidade realizada pela Iarc (International Agency for Research on Cancer) e do Imperial College de Londres.

Outro estudo, do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, indica que homens que bebem de três a quatro xícaras de café por dia têm um ganho de 10% na expectativa de vida. Já para as mulheres esse aumento é de 13%. Essa pesquisa também relaciona os benefícios do café ao fato da bebida ser uma das maiores fontes de antioxidantes.

Tem ainda duas pesquisas publicadas em 2017 no periódico científico Annals of Internal Medicine, que também associam uma média de três xícaras da bebida por dia a uma longevidade prolongada.

Lembrando que esses benefícios não estão associados à cafeína, mas sim a compostos presentes na planta do café. Então, mesmo que você opte por versões descafeinadas, esse benefício do cafezinho estará garantido.

Cafezinho diário aumenta a expectativa de vida

#2 Melhora a memória

Já que vamos viver mais, melhor ainda se estivermos com a memória viva e forte. Pois saiba que um dos benefícios do café é aumentar a sua capacidade de memorização!

De acordo com um estudo publicado na Nature Neuroscience, conduzido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA), a cafeína presente no café fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após o seu consumo. A pesquisa comprovou que o cérebro apresenta um nível mais profundo de retenção de memória em pessoas que consumiram cafeína. Por isso, para melhorar a memória, duas xícaras de café por dia já podem trazer um efeito positivo de longo prazo, tornando nossa memória mais resistente ao esquecimento.

Outro estudo interessante a respeito do assunto foi proposto por pesquisadores da Universidade do Arizona, dos EUA, que identificaram que idosos que bebiam uma xícara de café antes de se submeterem a um teste de memória tinham melhores resultados que uma pessoa da mesma idade que optava por sucos naturais.

Os cientistas observaram que produtos como o café, que reforçam os níveis de energia do corpo, podem melhorar significativamente essa habilidade, assim como uma soneca no meio da tarde ou um passeio. E um ponto interessante dessa pesquisa é que o fato se aplicava até mesmo a pessoas que não eram consumidoras com regularidade do café.

E aí, como anda a sua memória?

O café é ótimo para a memória

#3 O café tem antioxidantes que retardam o envelhecimento

Muito além de suas propriedades estimulantes, o café tem entre seus principais benefícios o fato de retardar o envelhecimento. O café tem a capacidade até mesmo rejuvenescedora por causa de substâncias antioxidantes, que naturalmente atrasam o processo de envelhecimento natural do corpo humano.

O aumento do estresse oxidativo nas células pode ser um dos fatores que contribuem para a morte dos neurônios e, assim, para o envelhecimento e o surgimento das doenças degenerativas. Os antioxidantes ajudam a minimizar esses efeitos.

Em um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o químico Daniel Perrone mostra que várias substâncias do café estão associadas a essa chamada atividade antioxidante. Com isso, elas podem, por exemplo, contribuir para a redução no risco de desenvolver doenças crônico-degenerativas, próprias do avanço da idade.

É claro que quanto menos processado for o café, mais ele irá manter essas substâncias. Ou seja, versões solúveis e descafeinadas, por conta do processamento químico, perdem muitos antioxidantes. Agora, se você comprar seu café direto do produtor local, como é o caso de cafés especiais em algumas regiões do Brasil, essas propriedades estão seguramente mais ativas.

Antioxidantes da bebida retardam o envelhecimento

#4 Tem nutrientes importantes

Como já disse, o café é uma ótima fonte de antioxidantes. E vai além… A bebida contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3 e B5 e manganês, magnésio e potássio.

E mesmo que o processamento do café para chegar do plantio até a xícara faça com que ele perca algumas substâncias, muitos dos nutrientes nos grãos atravessam esse processo e chegam à bebida final. Uma xícara de seu cafezinho pode conter:

  • Ácido pantotênico (6% da Ingestão Diária Recomendada, a IDR), 
  • Riboflavina, a vitamina B2 (11% da IDR);
  • Niacina, a Vitamina B3 (2% da IDR);
  • Tiamina, a Vitamina B1 (2% da IDR);
  • Potássio (3% da IDR);
  • Manganês (3% da IDR);

Por sinal, os nutrientes presentes no café chegam a superar algumas frutas e vegetais, dizem estudos. Para obter o maior benefício, deve-se ter uma dieta equilibrada e uma vida saudável, é claro. Mas nada tira o mérito de um bom cafezinho!

Muitos nutrientes estão presentes na bebida

#5 Beber café ajuda a emagrecer de forma saudável

O café pode ser uma ótima ajuda para quem deseja emagrecer. Ele tem o poder de estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos, além de ajudar na queima de gordura. 

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, a queima de gordura ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. Ou seja, a cafeína presente no café aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que dilui as células de gordura e as libera para a corrente sanguínea.

Outro efeito apontado como um grande benefício do café no emagrecimento é o efeito termogênico. Claro que tudo isso deve ser aliado a uma vida saudável e à prática de esportes. Por sinal, o consumo de cafeína aumenta em 11% o desempenho físico durante a prática esportiva.

Dessa maneira, o café é uma ajuda adicional para perder alguns quilinhos ainda mais rápido. E você sabia que algumas combinações com café dão ainda mais energia? Café com óleo de coco aumenta o estado de atenção.  Café com chocolate aumenta o rendimento e produtividade. E o café com hortelã melhora a digestão.

Função termogênica torna o café um aliado no emagrecimento

#6 Melhora o estado de atenção

Seja para estudar ou dirigir, está comprovado que o café melhora o estado de atenção. Não é à toa que muitos motoristas pelas estradas do Brasil não deixam de lado um bom café a cada parada.

Além disso, em atividades que exigem concentração, como estudar ou trabalhar, estar atento é um dos benefícios que o café oferece. Uma pesquisa da Universidade de Sidney, realizada pelo The George Institute com motoristas que consumiam café mostrou que eles eram 63% menos propensos a acidentes do que os que não tomavam a bebida.

Ingerir café de maneira moderada pode ajudar não somente a manter o estado de alerta, mas também traz benefícios para a função cognitiva, relacionada ao raciocínio, aprendizagem, atenção, memória, julgamento, decisão, entre outras habilidades.

Café é excelente para melhorar a atenção

#7 Evita doenças como o diabetes

O café, em qualquer forma de preparo, pode contribuir para a redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Segundo pesquisa feita na Faculdade de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, aumentar a ingestão diária de café ajuda a reduzir esse risco. O contrário também acontece – se reduzir, o risco aumenta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, estudos de longa duração mostram que o consumo regular de café ajuda a insulina produzida pelo pâncreas a funcionar melhor. Isto leva à redução dos níveis de glicemia após as refeições e à prevenção do diabetes, reduzindo o risco em até 35%.

Mas como se beneficiar de mais este benefício do café? A dose de até 400 mg de cafeína por dia, que equivale a duas xícaras da bebida, é bem tolerada pela maioria dos adultos e já traz essa vantagem a quem consome.

Café pode prevenir o diabetes

#8 A bebida fortalece o coração

O coração é a fonte central de nossa vida e ele não poderia ficar de fora dos benefícios que um bom cafezinho nos traz. Devido à presença de compostos fenólicos em sua composição, o café tem se mostrado uma ação protetora na prevenção de doenças cardiovasculares.

A conclusão é de uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo. Segundo o estudo, pessoas que bebem de 1 a 3 xícaras de café por dia reduziram em 55% a chance de ter pressão alta sistólica e 56% a diastólica. Houve também uma redução de 68% na chance de ter níveis aumentados de homocisteína no sangue, um aminoácido que está relacionado com o surgimento de doenças como infarto e AVC.

Lembrando que este estudo comprovou a eficácia do café em pessoas que consumiam a bebida com moderação!

1 a 3 cafezinhos por dia fortalecem o coração

#9 Protege contra o Alzheimer

Segundo a Journal of Alzheimer’s Disease, o consumo de 4 a 5 xícaras de café por dia pode retardar ou até mesmo evitar o desenvolvimento do Alzheimer. Dois artigos científicos aponta a cafeína presente no café como responsável pela redução de níveis irregulares de beta-amiloides. Essas são as proteínas que danificam os nervos do cérebro.

O café com cafeína proporciona um aumento natural dos níveis de G-CSF (fator estimulante de colônias de granulócitos) no sangue. Os estudiosos ainda não entendem como isso acontece. Sabe-se apenas que há uma interação sinérgica entre a cafeína e uma “substância misteriosa” encontrada no café, de acordo com o coordenador do estudo.

Há ainda um estudo publicado pela revista científica Journal of Neuroinflammation que mostra que a cafeína reforça a barreira sanguínea do cérebro.

Ainda em busca desse benefício do café, vale lembrar que de acordo com o estudo o efeito de proteção contra o Alzheimer foi mais alto quando a bebida era consumida entre 30 e 50 anos de idade. Quanto mais cedo se adquire o hábito de tomar café, mais se pode estar protegido contra doenças neurodegenerativas.

Bebida ajuda a prevenir o Alzheimer

#10 Reduz o risco de alguns tipos de câncer

O consumo de café pode diminuir o risco de desenvolver câncer em diversas partes do corpo. Isso porque a bebida é rica em antioxidantes e minerais que oferecem esse benefício. Alguns dos casos em que pesquisas apontam a redução do risco de desenvolver a doença estão o câncer de mama, de pele, endométrio e próstata. A redução é de até 22%, dependendo do tipo.

As pesquisas relacionadas aos antioxidantes e minerais do café mostram que estas substâncias ajudam a evitar a degradação e alteração das células. Dessa maneira, previne-se o surgimento de mutações que podem dar início a tumores e, consequentemente, o câncer. Abaixo, vamos conhecer alguns dos apontamentos das pesquisas.

Veja abaixo tipos de cânceres que o café reduz o risco:

  • Câncer de Mama: um dos estudos, realizado por especialistas do Karolinska Institute de Estocolmo, descobriu que mulheres que bebem café têm 57% menos chances de desenvolver câncer de mama ao entraram na menopausa. Por causa da cafeína, a bebida é aliada na redução da absorção de receptores de estrogênios causadores de cânceres malignos na mama.
  • Câncer de Pele: o cafezinho reduz ainda o risco do melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, segundo estudo divulgado pelo Journal of the National Cancer Institute. Para isso, consumir cerca de 3 xícaras por dia é o que ajuda a diminuir em 20% o risco de desenvolver a doença.
  • Câncer de Próstata: a Escola de Saúde Pública de Harvard divulgou um estudo que comprova que homens que bebem café reduzem cerca de 20% as chances de sofrerem com esse tipo de câncer. Os efeitos são válidos inclusive para a bebida descafeinada, já que esse benefício estaria associado às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  • Câncer de Endométrio: beber pelo menos quatro xícaras de café todos os dias reduz o risco de desenvolver câncer no endométrio ou no corpo do útero em 22%, segundo um estudo da Sociedade Americana de Pesquisa sobre o Câncer. Acredita-se que, assim como no caso do Câncer de Mama, esse fato esteja atrelado à redução dos níveis de estrogênio, bem como de insulina, hormônios que podem aumentar a probabilidade de ter câncer no órgão.

Fatores como uma vida saudável e a prática de atividades física são muito importantes para evitar doenças, mas quem diria que nosso amado cafezinho nos presta esta enorme ajuda?!

Muitos tipos de câncer podem ser evitados com a ajuda do café
Assorted coffee cups on a white background

#11 Ajuda a combater a depressão

Já sabemos que o café pode despertar, dar mais disposição e até prevenir doenças. Outro benefício dessa bebida incrível é ajudar a combater a depressão. Nesse caso, a ação é da cafeína presente no café.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriram que mulheres que bebem de duas a três xícaras de café por dia têm 15% menos risco de ter depressão. Uma outra pesquisa, que envolveu estudiosos do Brasil, Alemanha, Portugal e Estados Unidos, mostrou que consumir café antes de se submeter a situações estressantes ajuda a evitar o desenvolvimento da depressão.

É claro que diversos outros fatores, como predisposição genética ou a situação de vida pessoal não foram analisadas, mas é fato que não abrir mão de um bom cafezinho traz benefícios para homens e mulheres!

Bebida reduz a chance de ter depressão

#12 O café trabalha no combate a inflamações

Doenças inflamatórias estão mais presentes na vida das pessoas mais velhas. Porém, uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, observou que a cafeína e as substâncias presentes no café agem contra a inflamação crônica relacionada ao envelhecimento. A substância presente no café ajuda o corpo a combater doenças ao longo da vida.

No desenrolar do estudo, os pesquisadores notaram que idosos com baixo processo inflamatório também eram aqueles que consumiam café com regularidade. Isso conclui que um dos benefícios de tomar café é inibir a ação inflamatória ao longo da vida.

Se tomar café já é bom, imagina sabendo que é um baita preventivo para doenças?

Cafezinho trabalha no combate a inflamações

#13 Aumenta a energia e melhora o desempenho físico na prática esportiva

Esse benefício todo mundo já sabe, mas nunca é demais lembrar que um bom café é capaz de aumentar a energia e melhorar o desempenho físico de praticantes de atividades físicas.

Segundo especialistas, o café é rico em nutrientes como o fósforo e também manganês e magnésio, responsáveis por dar mais energia ao corpo. Também há no café vitaminas do Complexo B, que fazem com que o sistema nervoso tenha mais equilíbrio.

Para isso, como sempre dizemos, precisa haver um consumo moderado, de até 4 xícaras por dia.

Quanto à prática esportiva, ao consumir cafeína antes do treino o corpo recebe uma fonte de energia. Além disso, o café também ajuda a reduzir dores musculares no pós-exercício. A ingestão do café para se obter esse benefício deve acontecer cerca de uma hora antes da atividade.

 

Assista ao vídeo 13 Benefícios do Café para a Saúde no Canal Cafezinho em Casa no Youtube:

 

Coffee lover, aprenda agora a fazer um delicioso café especial!

Se você é um coffee lover, mas não sabe comprar um bom café em grão, não sabe diferenciar os cafés especiais dos tradicionais e quer aprender mais, eu tenho para você, totalmente grátis, um mini curso de Café Filtrado no Coador Melitta. Acesse agora!

Mini curso grátis de café filtrado
Gostou do mini curso? Aproveite e descubra uma experiência mais profunda com cafés especiais! Aprenda com um dos melhores especialistas do Brasil a fazer cafés em casa como um barista. Pronto para se deliciar? Clique aqui!

 

 

One thought to “13 Benefícios do Café para a saúde”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *