Cafeteira italiana (moka): café delicioso

Como usar a Cafeteira Italiana (Moka) [e fazer um café delicioso!]

Para quem quer praticidade e um café saboroso e marcante, a Cafeteira Italiana é um método muito fácil e prático. Com apenas uma boca de fogão acesa, água e café moído, você tem um café que se aproxima de um espresso (afinal, moka é o nome usado para um tipo de café parecido com o espresso, sabia?)

Vamos lá… Antes de mais nada, eu vou te falar como usar a Cafeteira Italiana e fazer um café delicioso. Depois, logo abaixo, eu te explico como ela funciona (do ponto de vista técnico mesmo) e darei várias dicas essenciais, assim você já vai poder ler o restante deste artigo tomando o seu cafezinho, beleza?

Imagem encontrada na Internet / Autor desconhecido

Como fazer o café na cafeteira italiana?

Já sei: você viu aquela cafeteira linda e cheia de charme, que todo mundo posta fotos e vídeos usando, se apaixonou, levou pra casa, mas, e agora? Como faço isso? Aí você tentou ao seu modo e nada de funcionar? Café com sabor horrível, espirrando e vazando pra todo lado, sujeira no fogão. Desanimou? Não desanime, é muito mais fácil do que você imagina!

Pegue sua cafeteira italiana, seu café favorito e água filtrada ou mineral e vamos ao passo-a-passo:

  1. Separe as partes e remova a cesta com o filtro;
  2. Coloque água em temperatura ambiente até abaixo da válvula (não passe disso!);
  3. Coloque o café no filtro de baixo. Você pode nivelar o pó, mas nunca compactar ou apertar, ok?!
  4. Posicione o filtro na parte debaixo, onde está a água, coloque a parte de cima e rosqueie até travar bem a cafeteira italiana;
  5. Coloque a sua moka no fogo (não precisa ser fogo alto, pode usar o médio);
  6. Espere até a água ferver e passar pelo café! (Obs: você não vai ouvir nenhum barulho da água fervendo, basta esperar o café passar);
    Lembrete: quando o café começar a subir, feche a tampa. O café sobe na pressão e pode espirrar 😀
  7. Agora é só servir!

Quanto de café e de água usar?

A italiana segue a mesma regra universal de quantidades para fazer café: os baristas ensinam que existem proporções (chamadas de 1:10, 1:12, 1:15…), em que a gente usa 1g de pó de café para cada 10ml de água (ou 12ml, 15ml…). (Eu ensino isso em outro artigo, ok? ;D)

Para ficar mais fácil, vamos pensar assim:
uma xícara de água (150ml) para uma colher de café (mais ou menos 10g, dependendo de quão generosa for sua colher :D)

E lembre-se: respeite o tamanho da sua cafeteira. Ela indica até quantas xícaras ela é capaz de fazer e também não coloque água acima da válvula!

Qual pó usar na cafeteira italiana?

A recomendação é usar pó de café com moagem fina, que é como sal de cozinha. (Se quiser entender mais sobre as moagens, veja essa explicação aqui). Sabendo disso, você pode usar o café que você mais gosta, seja comprado já moído ou moendo na hora, mas respeitando a necessidade da cafeteira italiana.

Detalhes importantes:

  • Segundo os próprios criadores da moka, a água pode estar em temperatura ambiente, afinal, é aí que mora a praticidade da cafeteira, que faz tudo de uma vez: esquentar-passar-servir!
  • Sobre a moagem ideal, tenha cuidado:
    • Se o pó de café for muito fino, haverá dificuldade da água passar, vai demorar e o café vai ficar forte e amargo;
    • Se o café estiver muito grosso, a água mal terá contato com o pó, vai passar muito rápido e não extrair o que é preciso, assim, fica um café fraco e sem graça!

Atenção: onde coloca o pó / a água na cafeteira italiana?

O café moído será colocado no filtro de baixo da cafeteira. Nunca na água! Também não coloque leite ou açúcar na parte de baixo da sua cafeteira – só água. Se você gosta de adoçar ou completar com leite, deixe para a hora de servir. 😉

Imagem encontrada na Internet / Autor desconhecido

Limpeza do equipamento

Lave sempre com água e, no máximo, sabão neutro. Pode higienizar com vinagre branco ou bicarbonato de sódio, deixando de molho por alguns minutos. Use água aquecida nesses momentos que ajuda a limpar melhor.

Como funciona a cafeteira italiana de inox?

Agora que você está com sua xícara em mãos, vou te contar um pouco mais sobre a história e técnica da moka.

Essa cafeteira foi criada e patenteada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti, que trabalhava em uma fundição de metais e se inspirou na forma como as mulheres lavavam roupa à época (a história completa fica para outro post, ok?)

A “Bialetti Moka Express” funciona da seguinte maneira: quando aquecida, aquece a água e a pressão do vapor empurra essa água através do filtro para a câmara de coleta. Dessa maneira, a água passa pelo pó de café e “filtra” nossa bebida tão deliciosa!

Uma explicação incrível da FÍSICA envolvida nesse equipamento é do professor Douglas Gomes. Eu adorei! Assista:

Conclusão: a cafeteira italiana é boa? Você indica?

Também chamada de moka, que tem sua origem lá em meados dos anos 1930 na Itália, essa cafeteira está relacionada ao café no estilo espresso. Em minha opinião, é um dos meios mais gostosos de curtir um cafezinho em casa. E é também uma ótima forma de levar o café para um acampamento ou para uma trilha, já que depende apenas de ter uma boca de fogaréu.

Com a moka o sai bem quente e forte, porém na medida ideal e equilibrado, extrai bem todas as propriedades do café. Portanto, sim, eu indico!

Imagem encontrada na Internet / Autor desconhecido

Mas e se… minha cafeteira não funciona!

Motivos pelos quais sua cafeteira pode não estar funcionando adequadamente e como resolver:

  • Muita água
    • coloque somente até abaixo da válvula.
  • Vedação inadequada
    • como expliquei acima, a moka depende da pressão para funcionar. Dessa maneira, garanta que a borracha está boa e a cafeteira bem fechada; se for preciso, troque a borracha ou a encaixe novamente.
  • Café moído muito fino, usar muito pó ou apertar o pó no filtro:
      • pode não sair todo o café ou demorar demais e “queimar”.
  • Filtro entupido:
    • Procure passar água corrente pelos filtros e, se demorar muito, deve ter algo obstruindo. Sempre que lavar sua cafeteira lave bem essas peças para nada ficar parado ali e estragar seu próximo café.
  • Modelos não originais:
    • A Bialetti é uma marca consagrada e que entrega a melhor qualidade de equipamento imaginável. Mas, por ser caro, eu entendo que muitas vezes nos resta comprar um modelo “genérico”, mais barato, e sem problema nenhum.
    • Mas tenha em mente que é preciso ficar atento! A minha é genérica e sempre funcionou bem. Porém, certa vez, compramos duas para presentear e, infelizmente, ambas vieram com problemas. Devolvi as duas e peguei em outra loja, onde só então elas vieram funcionando.
    • Então, muitas vezes, acreditamos ser algo que estamos fazendo de errado, mas a verdade é que a cafeteira está com defeito. É o risco que se corre. Portanto, se ver que nada soluciona seu problema, tente trocar a cafeteira 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *