Conheça os campeões brasileiros de barismo: os melhores na arte do bom café em 2019

Os Campeonatos Brasileiros de Barismo aconteceram no último final de semana no Rio de Janeiro e consagraram quatro grandes nomes no setor.

As competições são realizadas em uma parceria da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Vamos aos ganhadores:

Campeonato Brasileiro de Baristas

Martha Grill, da Octavio Café

Campeonato Brasileiro de Brewers

Arthur Malaspina, da Octavio Café

Campeonato Brasileiro de Latte Art

Leonardo Correa Ribeiro, da Unique Cafés

Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits

Gabriel Guimarães, da Unique Cafés


Leia a matéria completa, escrita por Paulo André:

Após três dias intensos, com aproximadamente 50 baristas colocando à prova seus conhecimentos em quatro categorias, durante mais de 40 horas de apresentações, o Brasil conheceu seus campeões nacionais de barismo na noite do dia 9 de fevereiro. As etapas foram realizadas no Rio de Janeiro (RJ) e integram as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

BARISTAS
A profissional Martha Grill, da Octavio Café, foi a vencedora do Campeonato Brasileiro de Baristas, ao ter o melhor desempenho no preparo de expressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura. Martha será a representante brasileira no campeonato mundial da categoria, que ocorrerá em Boston (EUA), entre 10 e 14 de abril, durante a Specialty Coffee Expo. O segundo lugar ficou com Leo Moço, do Café do Moço, e o terceiro lugar com Daniel Munari, da Fazenda Barinas/Supernova Coffee Roasters.

BREWERS
Na competição que elege os melhores cafés preparados pelo método filtrado e manual, empregando técnica e habilidade para extrair o melhor do produto coado, o campeão foi Arthur Malaspina, da Octavio Café, que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Brewers, também durante a Specialty Coffee Expo, em Boston. Léo Moço voltou a conquistar o segundo lugar nesta categoria, seguido por Midori Martins, da Um Coffee Co.

LATTE ART
O Campeonato Brasileiro de Latte Art, que elege o barista com melhor desempenho na elaboração de desenhos com leite vaporizado em café espresso foi vencida por Leonardo Correa Ribeiro, da Unique Cafés. Ele defenderá a bandeira do Brasil na competição mundial da modalidade, em Berlim, na Alemanha, de 6 a 8 de junho. João Michalski, do Café du Coin, foi o segundo colocado e a terceira colocação ficou com Emerson Nascimento, da Coffee Five.

COFFEE IN GOOD SPIRITS
O barista Gabriel Guimarães, da Unique Cafés, foi quem melhor demonstrou as habilidades de ‘mixologista’ para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café e se sagrou o vencedor do Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits. Também entre 6 e 8 de junho, em Berlim (ALE), ele disputará o mundial da modalidade pelo Brasil. Na segunda colocação ficou Juliano Lamur, da Bunker Motor Coffee, e o terceiro lugar foi conquistado por Daniel Camara Viana, da Ristretto Café Bar.

Os campeonatos foram abertos ao público e realizados em um verdadeiro cartão postal, o Espaço MAM, com vistas para a Baia da Guanabara, o Pão de Açúcar, os Jardins de Burle Marx e a Marina da Gloria. Pela primeira vez na história, a BSCA também realizou a transmissão ao vivo das competições pelo seu canal do Youtube e os arquivos podem ser acessados através do link https://bit.ly/2thE1Kc.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
Os Campeonatos Brasileiros de Barismo são ações integrantes do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, que é desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais nacionais no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *