Quer saber a qualidade do café que vai comprar? Selos do Programa de Qualidade da Abic te dão a dica!

(Conteúdo atualizado em 9/agosto/2024)

Você sabia que na hora de escolher qual café comprar na prateleira do supermercado a gente conta com uma forma de saber qual deles é mais bem avaliado por especialistas?

O gosto por tomar bons cafés evolui a cada dia e já não dá mais para tomar um cafezinho sem considerar sua qualidade! Dessa maneira, os selos da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) estão presentes nas embalagens dos cafés desde 2004. Foi quando o Programa de Qualidade do Café foi lançado. A ideia é incentivar o consumidor brasileiro a entender que café não é “tudo igual”. Antes eram quatro selos – Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet. E recentemente a ABIC lançou mais um selo de qualidade voltado à categoria de cafés especiais, que estão acima dos goumets em sua classificação e acompanham essa evolução no interesse do público em tomar bons cafés!

Selos da Abic que certificam cafés em 5 categorias (Imagem: Divulgação Abic)

Segundo a própria Abic, o Programa de Qualidade do Café, criado em 2004, certifica a qualidade do produto final por meio de uma metodologia de análise sensorial, e classifica e diferencia os cafés em 5 categorias: Especial, Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte. Além de certificar o produto, a empresa produtora é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, para garantir consistência.

A Abic realiza análises sensoriais em que consideram pontos como:

  • Aroma
  • Acidez
  • Corpo
  • Adstringência
  • Amargor
  • Entre outras características… Elas incluem até o processo de industrialização e as boas práticas de fabricação.

Categorias de Qualidade

Para participar do programa e obter a certificação de Qualidade Abic, é necessário que a empresa interessada tenha toda a documentação legal e que seu produto passe por uma análise de microscopia, para avaliação quanto à pureza, e uma análise sensorial, para verificação da qualidade do produto e por fim uma verificação quanto ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação.

Após a associação, a Abic realiza o monitoramento do produto certificado, diretamente no mercado nacional, por meio de coletas realizadas diretamente nos mercados para verificação da conformidade e renovação da certificação dos produtos. Diferenciar e certificar o café por categorias de qualidade permite que o consumidor identifique e escolha o sabor que mais lhe agrada. Vamos aos selos…

Extraforte e Tradicional

Os cafés mais consumidos pelos brasileiros geralmente têm o selo Extraforte ou Tradicional. A Abic o define como o café de consumo do dia-a-dia. Eles têm baixo custo e são de qualidade não tão alta. Ah! A diferença entre o tradicional e o extra forte está apenas na percepção de intensidade (quão amargo/forte são), não na quantidade de cafeína.

Segundo o Perfil Sensorial Descritivo, possuem características de uma bebida marcante, de amargor de moderado a intenso, pouca doçura, encorpado e adstringente. Outro atributo adicional comum é o sabor amadeirado e tem como matéria-prima principal a maioria dos cafés cultivados no Brasil.

Superior

A categoria de café Superior é caracterizada como uma bebida de amargor, doçura e acidez variando de leve a moderado e possui alguns atributos adicionais como o sabor amendoado e chocolate. Em relação à percepção dos consumidores, a categoria é percebida como um café suave, com um amargor e acidez leve, frutada com notas de caramelo.

Gourmet

A categoria de café Gourmet possui características de uma bebida de baixo amargor, acidez e doçura moderada a alta, com destaque para os atributos frutado e floral. Em relação à percepção dos consumidores, a categoria é percebida como um café suave, porém, doce, ácido, frutado e cítrico. Esta categoria tem como matéria-prima principal uma pequena parcela dos cafés cultivados no Brasil.

Especial

E eis que chegamos à categoria com os melhores cafés produzidos e vendidos no Brasil! A categoria de café Especial é definida por uma bebida com alta doçura, baixo amargor e alta qualidade de acidez podendo apresentar os descritores intensos dos florais, frutados, baunilha e até levemente alcoólico e especiarias,  mas que depende da espécie, terroir ou blend e não necessariamente todos os aromas em conjunto, mas de intensidade alta e perceptível.

Os novos selos vêm com esse QR Code, assim você pode escanear e ver na palma da mão as informações sobre o cafezão que está comprando. Eu mesma faço isso sempre e me certifico que eles continuam seguindo as práticas exigidas pela Abic, garantindo a qualidade prometida.

Tenho certeza que a partir de hoje você vai observar mais e querer testar as diferenças, estou certa? Mas se você já ama de paixão algum café que está em categorias mais baixas, tudo bem também! Aqui no @cafezinhoemcasa meu intuito é sempre respeitar gostos e encontrar formas de tomarmos juntos bons cafés! Só te recomendo que nunca se limite… Sempre vá além e prove novos cafés, com diferentes notas e aromas!

E você, já conhecia e tem o  costume de observar qual a categoria do seu café favorito está? Qual é seu café preferido?
Me conte aqui embaixo ou nas redes sociais: @cafezinhoemcasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *