Aqui no Brasil, pouca coisa é tão unânime como o café! Ele é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo só para a água (então, podemos considerar que ele reina, né?) E o brasileiro toma, em média, quatro xícaras por dia!
Além desse gosto, o Brasil se orgulha de ser o maior produtor mundial do grão. Com tamanho destaque para o café, a bebida ganhou novos patamares nos últimos anos. Um exemplo é o jurista e especialista em preparar café Boram Julio Um, que este ano foi considerado o melhor do mundo nessa área. “Foi um sonho incrível poder trazer esse título para o Brasil”, declarou o barista. ele tem uma cafeteria com grãos produzidos na fazenda de sua própria família, todos tipos especiais.
A TV Band fez uma reportagem especial em que Boram ensinou a fazer o café perfeito em casa, matéria exibida no Bora Brasil. Assista:
Segundo o especialista, o o melhor é moer o grão em casa. Além daquele prazer incrível de sentir o aroma de café moído fresquinho, a explicação é que o pó inicia seu processo de oxidação e vai perdendo suas propriedades… Há ainda alguns segredos no preparo: “outra dica importante que a gente gosta de dar é sempre escaldar primeiro o filtro de papel. O filtro industrializado tem um cheiro dos químicos que são utilizados para grudar o papel, então a gente quer eliminar um pouco esse odor para não afetar o sabor do café”, explicou.
Após isso, Boram descarta a água e, em seguida, coloca o pó no coador e joga a água em movimentos circulares para fazer a extração. “O café tem bastante gás carbônico nesse começo, dá para ver quando começa a extração e ele começa a borbulhar, que é o gás inicial da torra saindo”.