Dia Nacional do Café - café espresso do Brasil

Dia Nacional do Café: data celebra a bebida favorita dos brasileiros

Todo dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. A data está relacionada ao período da colheita do café nas principais regiões produtoras do país e foi criada em 2005 por sugestão da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Desde então, o Dia Nacional do Café resgata a origem e o significado da bebida para os brasileiros. É o dia de celebrar o início da colheita, valorizar e homenagear aquele que é paixão nacional.

Dia Nacional do Café: só mais uma data para lembrar?

O café faz parte do nosso dia a dia. Sem dúvida a maior parte dos brasileiros já têm como hábito tomar um cafezinho em casa ou no trabalho. E nos últimos anos, além de ser uma bebida para despertar, dar energia e aquecer, o café se tornou um produto muito apreciado em sua forma mais pura, ou seja, o café especial, que ganha notas, avaliações e categorias especiais. 

Registros apontam o cultivo e a exportação dos grãos no Brasil desde meados de 1700, como um investimento da Coroa Portuguesa. A partir de então, o café se tornou um produto valioso para a economia do Brasil e está presente na História do Brasil com muita força. Segundo a ABIC, nosso país é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial.

Dessa maneira, ter uma data nacional na qual lembramos do café valoriza cada vez mais o cultivo local, a tradição, que passa por gerações e une famílias ao redor da mesa todos os dias. Assim, a paixão nacional une questões comerciais, econômicas e nossa paixão sem fim pela melhor bebida do mundo.

Dia Nacional do Café - café espresso do Brasil
Dia Nacional do Café – café espresso do Brasil (Foto: Roxane Regly/CafezinhoemCasa.com.br)

Brasil tem o melhor café do mundo!

Além de ser o maior produtor de café do mundo, tendo cerca de 1 ⁄ 3 de toda a produção mundial, com 300 mil fazendas de café e uma área de 2,3 milhões de hectares voltados para os cafezais, o café brasileiro está entre os melhores do mundo. O país está sempre presente nas competições Cup of Excellence, concurso internacional que classifica a qualidade dos grãos. No país, a região sudeste se destaca no cultivo. Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo ocupam os primeiros lugares no ranking nacional, seguidos pela Bahia.

Agora, para comemorar o Dia Nacional do Café, vou deixar aqui algumas sugestões:

Desejo bons cafés!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *